Assim que concluir que um familiar desapareceu, compareça a um Distrito Policial ou utilize a Delegacia de Polícia Eletrônica, para registrar a ocorrência. Não é necessário aguardar 24 horas. Faça imediatamente o Boletim de Ocorrência, pois esse é o documento que desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento.
Além disso, ligue para Emergência 190 e comunique o fato à Policia Militar para que essa também possa auxiliar nas buscas.
Em seguida, ajude-nos a registrar o desaparecimento no PLID preenchendo nosso formulário de cadastro. Após preencher as informações, caso tenha uma foto da pessoa desapaerecida, encaminhe para cadastrodesaparecido@mpsp.mp.br com o nome da pessoa como assunto do e-mail. Procure uma foto recente e de boa qualidade. Lembre-se que a comunicação de desaparecimento ao Ministério Público não substitui o Boletim de Ocorrência.
Em nossa Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento, também são listadas outras providências importantes no processo de busca, tais como descartar a possibilidade de falecimento e a procura em hospitais.
Caso a pessoa desaparecida retorne ou seja encontrada, comunique por Boletim de Ocorrência em qualquer Distrito Policial ou pela Delegacia Eletrônica o mais rapidamente possível.
Se após percorridos todos esses passos o desaparecimento persistir, continue mantendo contatos periódicos com os órgãos públicos que trabalham pelo reencontro. Não desanime e continue a fazer valer seus direitos como cidadã(o)!.
Endereço:
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Riachuelo, 115 – São Paulo – CEP: 01007-904 – PABX: (11) 3119-9000
Horário de Atendimento: das 9h às 19h